sábado, 12 de março de 2016

A aculturação no carimbó

        Quando feita a leitura do texto " O conceito antropológico da cultura" do autor José Lisboa Moreira de Oliveira, podemos perceber que o termo cultura é vasto, e a discussão é complexa pois são vários aspectos de uma determinada sociedade, para se originar a sua própria cultura e essa mesma cultura se reinventa ao passar do tempo, e que nenhuma sociedade vive sem cultura.
         Depois dessa explanação, o que chama mais atenção é que a cultura tem vários processos. E a qual vamos focar é a aculturação, mas com um grande exemplo da nossa cultura local, mais conhecida como: carimbó, um ritmo singular da cultura paraense. Algo que podemos chamar de imaterial, mas porque não dizer material? Pois o a emoção que sentimos em nossos corações, aquele acorde que entra em nosso corpo, o batuque do curimbó dando aquela vontade de dançar, e algo inexplicável. Mas esse assunto é para outro momento.
         Para enterdemos melhor o que é aculturação, basicamente é "que consiste em um processo de inter relações ou contatos entre grupos e culturas diferentes" ( Marconi, Presottop). Foi o que aconteceu com o nosso carimbó, foram três culturas que viveram em um território comum e com a mistura de seus ritmos deu- se origem a uma nova cultura. O ritmo teve influencias indígenas, africanas e portuguesa. A dança do carimbo inicialmente criada pela tribo tupinambá, era uma representação monótono, quando os escravos africanos tiveram contato com a dança trouxeram algo mais vibrante, do batuque africano deixando o ritmo mais contagiante, e a influencia portuguesa foi através das expressões corporais do folclore português, como por exemplo, as palmas e estalar dos dedos. Depois de algum tempo, precisamente na década de 60, 70 com a origem das guitarradas eletrônicas, o carimbó teve a introdução de novos instrumentos, que tiveram grandes influencias do merengue e cúmbia.
          Então que podemos perceber é que a cultura não é algo estático, ela esta sempre se renovando e dando origem a uma nova cultura. O carimbó se iniciou com os índios até chegar no que ouvimos atualmente, que foi a junção do carimbo com a guitarrada. E não podemos pensar que o carimbo já tem a sua forma final pois não sabemos o que vem daqui alguns anos. A cultura é algo que se recicla e muda.
Fonte: Google Imagens
 
Fonte: Quadro óleo sobre tela- A.amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário