Belle Époque
O período da Belle Époque no Brasil ficou conhecido como Belle Époque Brasileira ou Belle Époque Tropical. Foi um período artístico, cultural e politico do Brasil que teve inicio ao fim do império.
No Brasil, diferente de outros países se deu principalmente e duas regiões mais prosperas do pais naquele período: a região cafeeira São Paulo e a região do ciclo da borracha Amazonas, Rondônia e Pará.
A Belle Époque na Amazônia teve seu inicio em 1871, principalmente nas cidades de Belém e Manaus. O modelo de urbanização moderno foi inspirado na Europa, principalmente na França, foi reproduzido em Belém durante a administração do intendente Antonio Jose de Lemos com construção de praças, bosques, mercados, calçamento de ruas, politicas de saneamento rigorosas.
Durante o seculo XIX Belém teve grandes avanços em relação a outras cidades na região. Vivera seu apogeu nos anos de 1890 e 1920, com grande edifícios luxuosos.
Belém era dominada por um francesismo, especialmente no aspecto intelectual, ressaltando assim sua ligação com as principais cidades europeias, com uma grande relação cultural com França. Para o entretenimento da sociedade da época foram buscar companhias artísticas na França, em Portugal e no Rio de Janeiro, oram aproximadamente cerca de 126 espetáculos que se apresentaram na cidade.
Varias casas de diversão fora construídas na cidade durante esse período como o Café Chic, Café da Paz, Moulin Rouge, Chat Noir, Café Madri e Café Riche.
Teatro da Paz
Cine Olímpia: Inaugurado em 1912, o local era frequentado pela pequena sociedade burguesa. Durante as sessões das sextas-feiras do Cinema Olímpia os coronéis da borracha levavam suas cocottes (prostitutas de luxo), que trajavam seus vestidos que mandavam buscar na Europa.
Grand Hotel, foi demolido para dar lugar ao prédio que abrigou o Hotel Hilton e hoje é o Hotel Princesa Louçã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário